sábado, 23 de agosto de 2008

Um ano na WEB 2.0 - Dia 2

Olá amigos, mais um dia na web, desta vez minha busca será concentrada em um sistema de página inicial, como havia citado no post anterior o próprio Google dispõe de um, o iGoogle, antes de decidir se irei de fato utiliza-lo, farei um comparativo com outras quatro ferramentas similares, são elas, NetVibes, Webwag, Pageflakes e Widgetop.

Um recurso neste tipo de aplicação que me parece fundamental, é a possibilidade de navegação por abas, o único que não oferece esta possibilidade é o Widgetop, esta aplicação se diferencia das demais pelo seu visual, que assemelha-se aos das interfaces Mac, pode ser uma boa opção para usuários dos sistemas da Apple.

Faz uso maciço de de widgets, mini aplicativos, comuns nos sistemas operacionais mais recentes como o OS X da Apple e o Windows Vista da Microsoft, dentre as opções encontramos desde os tradicionais blocos de notas, calendários e leitores de RSS a algumas aplicações curiosas, como um sistema de cálculo de consumo de calorias diárias, que te alerta no caso de excesso com um imponente “Over Limit!” e um viciante jogo de basquete. As opções são inúmeras, existem widgets dos mais variados e o sistema lhe permite posicioná-los na sua interface da maneira como achar melhor, mas apesar de sua potencialidade o Widgettop não será minha escolha para exercer a função de página inicial.


As outras quatro aplicações se assemelham em muitos aspectos, o Webwag e o Pageflakes estão no idioma inglês, da mesma forma os widgets disponíveis, o que pode dificultar o uso a alguns usuários que não falam este idioma, os canais de notícias apontam na sua maioria para portais locados nos Estados Unidos, o que de maneira geral pode ser de pouco interesse aos usuários brasileiros.


Já o iGoogle e o NetVibes já são traduzidos para o português e oferecem muitas opções de widgets interessantes, vou concentrar a minha análise nestas duas aplicações.


O iGoogle possui uma interface limpa, que pode ser customizada a partir do uso de temas, com algumas centenas de opções disponíveis, o que muda a imagem de apresentação da barra superior e inferior, assim como, o esquema de cores, na minha humilde opinião não acrescenta nada de muito substancial, o esquema clássico todo branco é o mais funcional e segundo as estatísticas do próprio Google 79.203.000 usuários compartilham deste mesmo julgamento.


Por sua vez o NetVibes permite o uso de 24 temas disponiveis e um recurso de criação de temas personalizados muito intuitivo e pratico de se utilizar, a barra superior pode receber uma imagem que pode ser escolhida dentre as 20 disponiveis na seleção Netvibes ou importada do Flirk, MySpace ou qualquer outra localidade na web, por possuir uma visual mais elegante o Netvibes ganha um ponto neste quesito.

A criação e o gerenciamento de abas em ambas as aplicações são muito eficientes, mas novamente o NetVibes leva uma pequena vantagem pela integração visual de toda a interface, outro recurso interessante no NetVibes é a possibilidade de criação de páginas públicas, explorando o conceito de rede social esta aplicação permite que o usuário disponibilize em uma página seus módulos favoritos, como blogs, orkut, jogos, vídeos, dentre outros, possibilitando que seus amigos possam adcioná-la com um clique em suas próprias páginas no Netvibes, tendo assim acesso imediato a todas as suas atualizações.

Quanto a disponibilidade de módulos ambas as aplicações se saem muito bem, com o iGoogle desta vez levando uma pequena vantagem. O NetVibes distribui seus módulos por categorias como notícias, economia e negócios, esportes, tv, filmes, música, ferramentas, tecnologia, diversão, jogos e outros, já o iGoogle apresenta uma lista no estilo dos resultados das pesquisas do próprio google com dezenas de opções, basta garimpar as de interesse e acrescenta-las em sua página ou optar por uma lista categorizada semelhante a do NetVibes.

Vale salientar que um módulo customizável disponível no Netvibes amplia em muito as possibilidades de inserção, assim como a perfeita integração do iGoogle com outras aplicações sobre a mesma marca, como o Orkut e Youtube, fica a cargo de vocês fazerem suas escolhas, a minha já esta feita.

Por hoje é só, aguardo a todos novamente amanhã com novas informações e análises do universo Web 2.0, em breve disponibilizarei o resumo semanal em podcast e vídeocast, ampliando assim a abrangência destas informações, deixem seus comentários, duvidas e críticas, assim poderei partilhar de forma cada vez mais eficiente o dia-a-dia na Web 2.0.

BlogUpp

Colmeia: O melhor dos blogs
Pingar o BlogBlogs